Comunicação
Comunicação. Quando desaprendemos ela? Depois das cartas? E-mails? Ou por causa dos aplicativos de mensagens?
Sempre escutamos que os jovens de hoje não sabem conversar. Mas e se na verdade a gente nunca aprendemos? Desde criança aprendemos a não retrucar quando a mãe enquanto chama a nossa atenção. Não se intrometer quando mais velhos falam. Guardar para si ou contar depois eventos qual julgávamos importante quando já não importava mais.
Vivemos em um mundo que é mais fácil se expressar através de emoji do que falar o que realmente sente. Compartilhar memes com piadas duvidosas sobre assuntos nem tanto engraçados. E trocar a fala por simples e curtas mensagens de textos. Pra que se encontrar em grupo se podemos fazer uma ligação via vídeo enquanto cada um está no seu conforto de casa? Pra que longos passeios na praia se podemos ver influenciadores fazendo isso? Não compensa mais ir em festivais sendo que temos toda a playlist pronta para ser escutado no celular.
Paramos de nos comunicar do portão para fora da escola. Parando de sair com amigos para jogar jogos online. As aventuras que tanto escutávamos quando criança pode ser vividas em frente de telas sem risco ou esforço. Se comunicar acabou ficando superficial.
Não valorizamos mais longas conversas, encontros ou um simples passeio. Paramos de valorizar a presença do outro.