Filmes,  Filmes Clássicos,  Filmes Comédia,  Filmes Drama,  Filmes Românticos

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

Sou uma grande admiradora das obras em que Johnny Depp participa, e isso certamente não é segredo para ninguém. No entanto, ao falar sobre o filme “What’s Eating Gilbert Grape”, não quero me concentrar apenas em Johnny, mas também destacar a autenticidade da interpretação de Leonardo DiCaprio.

A história se passa na cidade de Endora, no estado de Arkansas, e é narrada por Gilbert, nosso protagonista, que está sentado com seu irmão Arnie, que está prestes a completar 18 anos, observando os trailers passarem pela estrada estadual. Arnie, pelo que posso entender com meu conhecimento limitado, é uma pessoa autista do nível três de suporte; os médicos inicialmente acreditavam que ele não sobreviveria por muito tempo, e a família vive com o constante temor de perdê-lo a qualquer momento.

Gilbert é o “homem da casa”, responsável pelo cuidado de suas irmãs, mãe e irmão. Originalmente, eram duas irmãs e dois irmãos, mas descobrimos que o irmão mais velho deixou a cidade em busca de uma vida melhor. Gilbert se esforça para equilibrar os problemas financeiros e emocionais da família, uma tarefa que se mostra extraordinariamente desgastante. Ele trabalha na mercearia, cuida integralmente de Arnie e tenta manter a harmonia dentro de casa.

E quanto à mãe? Bem, ela nunca se recuperou da perda do marido e mergulhou em uma profunda depressão, o que resultou em um significativo aumento de peso, levando-a à obesidade.

Embora o filme se concentre principalmente em Gilbert e em suas lutas diárias, é impossível ignorar a atuação brilhante de DiCaprio como Arnie. Sua interpretação é impecável; cada tic, ecolalia e comportamento infantil destacam a complexidade que o ator conseguiu trazer ao personagem. Sua performance foi tão marcante que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

O filme é triste, embora não a ponto de fazer você chorar, mas sim de provocar reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos personagens. Gilbert carrega o fardo constante da responsabilidade, tentando o melhor que pode pela sua família e colocando-os sempre em primeiro lugar, mesmo às custas de seus próprios sentimentos.

Recomendo muito o filme, não apenas pela atuação brilhante, mas também pela profundidade da história. É uma narrativa que ressoa, que nos faz refletir sobre as complexidades da vida e nos deixa com um sentimento de esperança, apesar das adversidades.

Índice

  • Atores:Johnny Depp (Gilbert Grape), Leonardo DiCaprio (Arnie Grape), Juliette Lewis (Becky), Mary Steenburgen (Betty Carver), Darlene Cates (Bonnie Grape), Laura Harrington (Amy Grape), Mary Kate Schellhardt (Ellen Grape), Kevin Tighe (Ken Carver), John C. Reilly (Tucker Van Dyke), Crispin Glover (Bobby McBurney)
  • Direção:Lasse Hallstrom
  • Produção:Bertil Ohlsson, David Matalon, Meir Teper
  • Roteiro:Peter Hedges
  • Gênero:Drama Cômico-Romântico, Clássico, Romântico
  • Lançamento:1993

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *